Assim, reforçando a defesa e cuidado com seus consumidores, pois realça o engajamento com todas as partes interessadas de seus processos, incluindo a comunidade, os clientes, os acionistas, os fornecedores e os stakeholders durante toda sua cadeia produtiva.
Governança, podemos traduzir essa palavra como ética e transparência perante o mercado. Sendo um conjunto de práticas utilizadas para aumentar a confiabilidade de uma empresa perante as partes interessadas, reafirmando sua integridade e prezando pela clareza em suas relações.
Possuindo uma boa governança, as empresas sempre prezarão por executar seus serviços e produtos levando em conta os aspectos financeiros e socioambientais.
Assim, vale lembrar das empresas de capital aberto, que possuem suas ações regidas por indicadores de sustentabilidade, tendo em vista que o mercado de investimento avalia melhor e valoriza as empresas que implementam o esg.
Portanto, as empresas que buscam seguir o caminho do esg, a princípio podem se adequar buscando um melhor governança, que é onde tudo se inicia, sendo de extrema importância enxergar os conselhos aplicáveis através das normas ISO 37301 – sistemas de gestão de compliance, com práticas para sistemas mais sustentáveis, se incorporando à cultura, ao comportamento e atitudes dos sistemas das organizações. E com a ISO 37000 com princípios e práticas integrados para o exercício da boa governança tendo a responsabilidade com destaque.
Buscando um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional efetivo, com a ISO 45001, gerenciando seus riscos e oportunidades, prevenindo lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, investindo em locais seguros e saudáveis.
Com o sistema de Gestão de Responsabilidade Social, melhorando as condições de trabalho dos colaboradores nas empresas, no aspecto pessoal, corporativo e ambiental. Em relação a esses aspectos podemos destacar as normas SA 8000 – uma norma que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis e a ISO 26000 abordando os temas de envolvimento comunitário e desenvolvimento, direitos humanos, meio ambiente, questões de consumo e governança organizacional.
Tendo um bom sistema de gestão ambiental com a norma ISO 14001, auxiliando na identificação e gestão dos riscos ambientais associados aos processos internos da atividade desenvolvida pela organização, para uma gestão eficaz dos riscos, prevenção e proteção do meio ambiente.
Todo esse processo pode ser realizado com o monitoramento os requisitos legais aplicáveis a seu negócio, através da utilização de softwares como o HS & EnvironLaw que apresenta diversas vantagens frente ao mercado que busca cada vez mais empresas com bons princípios perante a sociedade.
Dessa maneira as empresas podem demonstrar o seu comprometimento com as leis pertinentes e requisitos regulatórios aplicáveis ao seu negócio, visto que dessa maneira promovem o desenvolvimento da sociedade levando em consideração os princípios do ESG.